Sobre nós

 

O grupo desenvolve estudos que visam investigar processos constitutivos da infância da criança com deficiência na vida e na escola para a construção dos seus conhecimentos e subjetividades. O grupo desenvolve ainda pesquisas que investigam elementos que estão inseridos nos processos constitutivos da infância da criança com deficiência. Para tanto, tomamos como pressuposto básico o caráter social do desenvolvimento humano, pois é na organização social e cultural que o sujeito encontra as possibilidades que alicerçam os seus processos de humanização e subjetivação. O aporte teórico, para responder às indagações, apoiou-se em autores da abordagem histórico-cultural, bem como na contribuição de pesquisadores que fazem parte dos estudos, ainda em constituição, da sociologia da infância. A metodologia envolve a pesquisa bibliográfica; história de vida e estudos de casos. Esperamos obter dados que nos auxiliem na produção e divulgação desse conhecimento, sobretudo no que diz respeito a suas implicações nos processos de escolarização na escola comum dessa criança e para a formação inicial e continuada de seus professores.

História do Projeto

O GRUPICIS - Grupo de Pesquisa Infância, Cultura, Inclusão e Subjetividade surge da iniciativa da Profª Sonia Lopes Victor e seus alunos orientandos com o objetivo de discutir questões atuais sobre o tema Infância e Inclusão, ampliando o debate e fomentando pesquisas acadêmicas que contribuam para a formação inicial e continuada de professores.  

Portfolio

PALESTRAS

Foto: palestra proferida por profª Dra Sonia Lopes Victor no GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, realizado na UERJ em setembro de 2010.

PUBLICAÇÕES

Livro: Educação de Surdos: políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda   Organizador: Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado e Maura Corcini Lopes Área: Ciências Sociais Aplicadas Subarea: Educação Ano: 2010 Páginas: 182 Formato: 14x21cm Brochura ISBN: 978-85-7578-278-1 Categoria:...

SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

realizado desde 1997 pelo Fórum de Educação Inclusiva/ES, tem sede na Universidade Federal do Espírito Santo e é representado por professores e pesquisadores da Universidade, entidades e secretárias estaduais e municipais de educação. Envolve profissionais da área da Educação, das Ciências Sociais...